21/07- SEGUNDA-FEIRA/ TARDE
RELAÇÕES
DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO
COTIDIANO
ESCOLAR
Dr.
Leandro Oltramari-Florianópolis/SC
O
que é gênero? É a construção social do sexo anatômico.
Gênero significa que homens
e mulheres são produtos da realidade social e não da decorrência da anatomia de
seus corpos.
Existe um atributo da escola
diferente em relação ao gênero.
Assimetria de gênero:
desigualdade
No se deve compreender o
gênero determinado pelo sexo biológico.
Há resolução na legislação
que define que a psicologia é proibida de realizar tratamento para tratar a
opção sexual.
Margareth Mead: Será que há
um processo de pedagogização da sexualidade? Pessoas são vítimas de violência
em função da opção sexual.
Padrões de gênero e
sexualidade:
·
Os padrões podem variar dependendo da
cultura;
·
Característica de gênero
Gênero se aprende na família
e na escola. “Qual é a cor que se concebe a roupa de um bebê menino ou menina?
À medida que crescemos, por
meio dos brinquedos, jogos e brincadeiras, dos acessórios e das relações
estabelecidas como grupos de pares e com as pessoas adultas, vamos também
aprendendo a distinguir atitudes masculinas e femininas.
Contribuições para as
modificações nas relações de gênero:
·
Meninos podem ser sensíveis
·
Meninas aguerridas
Música: Quanto estiver triste simplesmente me
abrace...quando estiver louco, se afaste... quando estiver bobo, sutilmente
disfarce... mesmo que o mundo acabe...
A
adolescência e a identidade de gênero
ü Se o
gênero é constituído ele pode ser transformado. A escola pode fazer este papel.
Quanto maior conhecimento
dos alunos sobre a sexualidade, mais tarde iniciam a atividade sexual. Quanto
menor o conhecimento, mais cedo iniciam a atividade sexual.
E comum nas crianças
pequenas haver brincadeiras sexuais, são ações por instinto, na determinam a
opção sexual.
As regras são para todos.
Orientação
sexual:
ü Pessoas
do mesmo sexo tem os seus direitos
reconhecidos ao que refere a sua sexualidade;
ü O
papel da escola na promoção dos direitos
sexuais das pessoas;
ü A
escola pode transformar-se num ambiente livre, seguro e formador de cidadania, promovendo de fato a inclusão de
todas as expressões da sexualidade. (abrir espaço na escola)
ü Homens
e mulheres foram feitos um para o outro somente para fins de reprodução;
ü Somos
aquilo que as possibilidades nos oferecem.
A
sexualidade se forma como:
ü Capacidade
reprodutiva, diferenças fisiológicas entre homens e mulheres;
ü Senso
de pertencimento a um ou outro gênero;
ü Focos
de sentimentos, atração, desejo e fantasias, apegos emocionais, vínculos
interpessoais, relacionamentos fundamentais.
O
corpo e a sexualidade:
Dimensões psicológicas e culturais;
Não existe um corpo universal, mas sim corpos
marcados por experiências especificas de classe, de etnia/raça, de gênero, de
idade.
Orientação
sexual. Tem relação com três elementos:
1. Desejo
2. Comportamento
3. Identidade
É possível, por exemplo,
praticar elações homossexuais sem se considerar “homossexual” ou “bissexual”,
assim como sentir desejos homossexuais sem manter relações homossexuais.
O que é identidade sexual.
Quando falamos em identidade sexual nós nos referimos a duas coisas diferentes:
ü Ao
modo como as pessoas...