domingo, 31 de agosto de 2014

CURSO SOBRE ALTAS HABILIDADE E SUPERDOTAÇÃO
Da Identificação à Prática Pedagógica
Professora Ms Bárbara Martins de Lima Delpretto

Manhã de 28 de agosto
Curso em Jerusalém online. Há dez anos trabalha com Altas Habilidades. UFSCAR- trabalhou com Altas habilidades. Trabalha na Person Educatin. Faz avaliação nos NAAHS.
Efeito do Estudo Flynn. Década de 80 o QI é de 10% maior que da década de 50. Hoje o QI fica 25% maior que na década de 50. O QI tem aumentado através das gerações.
Ainda não sabemos muito do cérebro. Conhecemos em torno de 20% do que o cérebro é capaz. Instrumento e processo de identificação. Não há consenso de características em AHSD.


Restrição cognitiva= é a capacidade...


Filme sobre Kim Peek, morreu aos 58 anos (pesquisar sobre) - Filme Rain Man- Síndrome de Savant. No cérebro temos uma membrana que filtra o que vamos lembrar. A nossa capacidade é de guardar 45% das informações. Kim Peek é capaz de guardar 98%. Aos dois anos ela sabia todas as obras de Shakespeare. Decorou mais de nove mil livros. Ele é considerado a pessoa que conseguiu ter o máximo de aproveitamento do cérebro. Ainda não há consenso sobre Savantismo.

Vídeo sobre Christofer (um gênio em linguagem sabe falar 5 línguas fluentemente)
É possível ter inteligência extrema aonde a gente não vê.
Somente inteligência não é capaz de prever sucesso.
Neurocientistas sugerem que as notas não refletem a inteligência dos alunos.
Maria Alice Becker- pesquisa no sistema prisional.

1.  Fundamentos sobre AHSD: Renzuli

·         Fundamentos de Educação Especial: Altas Habilidades /Superdotação:
A identificação depende do professor. Há 50% de habilidades que o QI não contempla. Não há necessidade de diagnóstico para iniciar o atendimento, inicia com uma avaliação pedagógica, depois busca-se o diagnóstico. Os alunos podem ser reavaliados e pode ser uma surpresa o novo diagnóstico.
Educação inclusiva: uma perspectiva filosófica de gênero, sexualidade, acessibilidade...
Educação especial: é uma modalidades especifica para um público alvo.
Educação especial na perspectiva na educação inclusiva.
A definição considera os educandos aqueles que apresentam grande facilidade de aprendizagem que os leva a dominar rapidamente conceitos procedimentos e atitudes. (Brasil, 2001, art. 5º, III)
Existe de 3 a 5% de AHSD no Brasil.
Vídeo: “Garoto de 12 anos deve ser presidente”. Jornalista “Pense fora da TV” . (autoditatismo)


Savantes reproduzem. Superdotado produz conhecimento a partir da sua leitura.
Mensa, um site de superdotados. É uma instituição internacional.
Não existe uniformização das características da superdotação. Quais são as reais motivações do aluno? Um aluno pode ter AHSD em todas as áreas.
O atendimento na escola é garantido por lei para as pessoas com AHSD. Representa o grupo de Educação Especial.
       2.  HISTÓRIA LEGAL:
Está na lei o atendimento aos alunos com AHSD. Desde de 1961 a lei garante ao atendimento desses alunos.
Política de ação do MEC o atendimento. Crianças superdotadas e talentosas são aquelas que apresentam notável desempenho... (Brasil, 1976. Apud NOVAES, 1979).
3. Movimentos Recentes:
A partir da década de 80 define o papel da educação especial. Promover através do AEE o desenvolvimento pleno das potencialidades do educando... auto realização, qualificação para o trabalho... Brasil, 1986, art 6º. A política é um documento de referência. Na década de 90 conferência de Guatemala.
Em 1994, a política de educação especial... (Brasil, 1994, p.17)


Estimulação essencial é um campo até ingressar na escola. Não há atendimento porque há a precocidade.
Lei nº 9.394, trata da aceleração em menor tempo porque o aluno já domina os conhecimentos pertinentes do ano/série. (Brasil, 1996, p. 19) É preciso que o aluno esteja apto em todas as áreas do conhecimento. A aceleração deve estar no regimento escolar e em todos os documentos da escola que fundamenta conforme a LDB. È direito do aluno, está previsto na LDB.
2003: Educação Inclusiva: Direito à Diversidade
2005: Implantação dos NAAHS
2007: Decreto nº 6094 – Plano de meta
2008: Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
2008: Decreto 7.611
2012: Lei nº 12.764, Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista
2012: Superdotados na Educação Básica e superior PL 4700, 2012
2013: Alteração da LDB: Lei 12.796
Programa educação inclusiva
Censo escola. Santa Rosa não tem nenhum AHSD matriculados.
Atualmente no Brasil temos 10.000 pessoas registradas.
Se não são identificados não receberam os recursos que é de direito do aluno. Existem pessoas que não recebem o atendimento que merecem.

Tarde de 28 de agosto
Material do MEC: coleção de 2007 “Encorajando potenciais” 

Os três estudiosos vivos sobre este tema:

1.    Gardner - nove tipos de inteligência (Projeto zero) (todos temos um tipo de inteligência)
A inteligência será desenvolvida a partir das aptidões especificas que se manifestam em habilidades no desempenho da tarefa.
Para Gardner inteligência é biopsicossocial
2.    Stamberg- três tipos de inteligência
3.    Renzulli-  teoria dos três anéis

a.    O conceito de QI
b.    Capacidade inata assimilado ao QI (Referencial Biner)
c.    Os testes de quocientes de inteligência surgiram para aqueles que precisavam de atendimento diferenciado de QI baixo e os de QI alto encaminhados para os melhores trabalhos
d.    Piaget estudava biologia e foi chamado por Terma. Observou, quem acertava?  Porque acertava?  Como acertava? Ele questionava-se sobre o teste, como se estruturava o pensamento (testes de Piaget em preto e branco no you tube). A capacidade de cada sujeito

e.    A capacidade de aprendizagem é crescente até os 30 anos. Depois é decrescente, o que não estudamos
f.     No séculos XV e XVI os indivíduos que se destacavam eram tidos como demônios.
g.    A qualquer tipo de desvio como insanidade ou genialidades eram tidos como anormal, louco...
h.    Na metade do século, Lombroso, surgem as desconfianças sobre a ligação entre genialidade e anormalidade.
i.      No final do século XX, Terman, 1975, este grupo não é homogêneo, e que o QI continuava a aumentar durante a idade madura.   
j.      É a capacidade de resolução de problemas;     

Filme: Prenda-me se for capaz Leonardo Di Caprio
História de loucura deFoucaultFoucault

A pessoa superdotada aprende de forma diferenciada, é capaz de perceber coisas que não são ensinadas, que estão nas entrelinhas.
A ironia é uma forma que a pessoa com AHSD usa porque está cansado de não ser estimulado.
Destacam-se por suas habilidades superiores por curiosidade
Bettovem. Tinha deficiência auditiva, uma gênio da música
Filme sobre a vida de Beethoven


Marcar:
Listagem de características das pessoas com altas habilidades/superdotação.
  


  1. Assincronismo (afetivo-intelectual; intelectual- psicomotor;  linguagem e raciocínio);  
  2. Busca de soluções próprias para os problemas;  Consciência de si mesmo;  Gosto pelo desafio;  
  3. Leitura voraz;  
  4. Precocidade motora e/ou verbal e/ou na leitura e/ou escrita;  
  5. Sensibilidade aos problemas sociais e aos sentimentos dos outros;  
  6. Tendência a associar-se a pessoas mais velhas (ou mais novas);  
  7. Senso de humor desenvolvido;   
  8. Tendência ao perfeccionismo;  
  9. Vocabulário avançado, rico e extenso em relação aos seus pares.  
  10. Habilidades superiores de pensamento (como análise, síntese e avaliação)  
  11. Fluência de ideias (produção de muitas idéias)  
  12. Flexibilidade de idéias (vê relações entre idéias aparentemente diversas)  
  13. Reação positiva a elementos estranhos e novos  
  14. Originalidade de idéias (forma original de resolver problemas)  
  15. Facilidade para entender princípios gerais  
  16. Habilidade para processar informação rapidamente  
  17. Habilidade para lidar com idéias abstratas. 
  18. Habilidade para perceber discrepâncias entre idéias e pontos de vista. 
  19.  Habilidade para transferir aprendizagens de uma situação para a outra  
  20. Criatividade  
  21. Leitura precoce  
  22. Grande bagagem de informações sobre temas de interesse  
  23. Boa memória  
  24. Concentração   
  25. Paixão por aprender  
  26. Curiosidade  
  27. Interesse por áreas e tópicos diversos   
  28. Pensamento independente  
  29. Super reatividade e sensibilidade  
  30. Preferência por brincadeiras individuais  
  31. Preferência por amigos mais velhos, próximos a ele em idade mental  
  32. Interesse por problemas filosóficos, morais, políticos e sociais  
  33. Persistência  
  34. Independência e autonomia  
  35. Criatividade e imaginação  
  36. Liderança  
  37. Alto nível de energia  
  38. Senso de humor  Perfeccionismo 
  39. Tendência a questionar regras/ não conformismo 
  40.  Espírito de aventura  

Manhã de 29 de agosto

Identificação, Estimulação e Inclusão Escolar

O que diferencia o superdotado global de um gênio? Aquele dá uma contribuição original. Pode ser precoce e prodígio.

O que é ser precoce? É aquele que faz algo antes do previsto, antes da idade prevista para fazer.
O que é ser prodígio? Sujeito que atinge nível de especialista mesmo sem instrução formal. Se houver dedicação em 10 anos o sujeito atinge este nível.
A maioria dos superdotados foram precoce. Nem todo precoce é superdotado.
Hiperativo: o sujeito muda o comportamento quando há alteração no planejamento da aula. Se for superdotado será necessário adaptação e tarefas estimuladoras para atender as características do mesmo, apresentando suas produções, exercendo atividade de monitoria... A posologia adequada para a criança pode ajudar. A medicação errada pode atrapalhar a etapa escolar. CID10 DSM5. A hiperatividade gera sofrimento ao indivíduo.
Adaptar o mundo para atender o sujeito através de estratégias de ensino diferenciado.
Propósito de identificação da pessoa com superdotação: a identificação tem como principal meta a localização de potenciais.
Os indicadores e instrumentos usados para a identificação. A escola precisa ter um programa, uma proposta ligada ao processo de identificação e o conceito que a escola vai adotar com conteúdo e objetivos propostos pelo programa. A identificação deve estar ligada ao programa (projeto articulado para estimulação) em determinada área especifica da área identificada. É preciso identificar somente se for possível atender o aluno) (buscar apoio em cursos de extensão)
Utilizar diversos instrumentos e ferramentas que inclua tantos alunos quantos for possível. Avaliar para não excluir. O alunos pode ser levado para espaços que possam auxiliar na identificação.
Objetivos:
·         Planejar modalidade de atendimento educacional
·         Atender e orientar as famílias...
Procedimentos para identificação de PHA
·         A identificação deve estar baseada em uma concepção de inteligência;
·         A identificação deve estar baseada em uma teoria ou modelo compreensivo de AHSD
·         Deve utilizar um conjunto de procedimentos que possibilitem uma visão integral do sujeito.
Recursos
·         Questionários
·         Entrevistas
·         ...
Conhecendo Renzulli:
·        Concepção de superdotação, teoria dos três anéis. 
Três características:

1.   Habilidade acima da média,
2.   Envolvimento com atarefa e
3.   Criatividade (os anéis podem ser de tamanhos diferentes) o entrelaçamento resulta PHA.
As pessoas com AHSD são capazes de... aqueles que “podem desenvolver” os três características. É uma condição. É um processo continuo.
·        Dois tipos de inteligência:
1.   Acadêmico
2.   Produtivo criativo
Daiane dos Santos x Jô Soares
Ela tem os três traços: envolvimento com a tarefa, inteligência acima da média e criatividade. Tem uma habilidade especifica, pois era péssima em matemática.
Ele tem um tipo global. Tem tantos adjetivos. Envolvimento com atarefa, muita dedicação, inteligência acima da média, QI altíssimo, inteligência espacial e muita criatividade no que faz.
Tem que ter os três traços em maior ou menor grau
Experiência Cristalizadora quando a pessoa se depara com aquilo que queria a vida inteira.

O modelo facilita a nossa vida. Composição do Pool de talentos no Portfólio. Uma pasta organizada com registros cotidianos das características que eu posso vir a observar.
·         Etapas do processo de identificação:
1.    Entrevista com os professores para saber quais os alunos que chamam atenção
2.    Caminhos alternativos. Testes e questionários
3.     Nomeações especiais. Grupos de pessoas que tem um outro tipo de necessidade

4.    Entrevistas com os pais. (Aqui vai para o teste de QI)

5.    Teste de inteligência;
6.    Nomeação através da informação da ação. Registrar todo o processo no portfólio.

Passo 1 nomeação por testes
ü  Seleção de 3 a 5 % de jovens com habilidades acadêmicas
ü  ...
Permite também a entrada de alunos com QI acima da média com baixo rendimento escolar (seleção para o programa de estimulação)
Passo 2 Nomeação por professores
ü  Quais são os alunos que apresentam o melhor desempenho. Serão selecionados crianças com características comportamentais superiores na área da criatividade, liderança, aprendizagem, musica...
Passo 3 Caminho alternativos
ü  Indicação feita pelos pais, colegas ou, em casos dos mais velhos, pelo próprio aluno
ü  Pais ou alunos: preencher o formulário de nomeação fornecido pela escola;
ü  Escola: encaminha à equipe de diagnostico;
ü  Equipe: entrevista com o aluno e seus pais; documenta as habilidades, interesse e estilos de aprendizagem do aluno.
Caminhos alternativos
ü  Teste de criatividade
ü  Questionários
ü  Testes..
Toc, toc plim, plim - Autora Cristina Virgolin. É uma forma de avaliar a criatividade.

Passo 4  Nomeação Especiais
ü  ...
ü  Alunos que se destacam em anos anteriores, mas que por problemas emocionais, pessais, ou motivacionais possam estar...
Passo 5 notificação e orientação aos pais
ü  Notificação aos pais
ü  Nesta etapa os aluno já foram selecionados e notificados os pais.
ü  Qual é a proposta da escola para o programa de estimulação
ü  Reuniões individuais
ü  Os alunos aprendem que o desenvolvimento de comportamentos criativos e produtivos são, ao mesmo tempo, meta do programa e responsabilidade de cada um
Passo 6 informação da Ação
ü  Interesse incomum por alguma matéria, disciplina ou tópico que esteja sendo estudado.
ü  Professor anota as ideias e sugestões para futuras intervenções para ajudar o aluno a desenvolver e aprofundar o interesse especifico e as compartilham com o coordenador da escola
ü  Coordenador utiliza o instrumento e as informações obtidas com um professor como uma fonte suplementar de dados sobre o aluno e os analisa à luz dos seus interesses a áreas forte, incluindo-o como possível candidato ao Pool de Talentos
É preciso ter uma proposta coerente. Mensagem de informação da ação. Serve para acompanhar a vida acadêmica do aluno.

GRUPOS QUE NECESSITAM DE TENÇÃO ESPECIAL
ü  Meninas
ü  Meninos hiperativos
ü  Alunos problema
ü  ...


O modelo Triádico de Enriquecimento
Para toda a Escola

 tipo I – atividades gerais de exploração
 tipo II – Atividades de treinamento
 tipo III – individual ou em pequenos grupos de investigação e problemas reais
O modelo triádico foi criado para encorajar...

Características do professor:
a.    Cria um ambiente afetivo, democrático e de aceitação;
b.    Respeita e reforça a auto imagem, a integridade e a individualidade de cada aluno;
c.    Não conformista, inovador, buscando novas soluções;
d.    Tem a habilidade em levar os jovens a realizações de sucesso;
e.    Trabalha em parceria com outros colegas, pais, alunos;
f.      Tem conhecimento sobre uma ampla variedade de tópicos.
g.    É hábil no desenvolvimento de tópicos do currículo flexíveis significativos e adaptações.

Atividade de enriquecimento tipo 1
·         Oportunidade para que todos os alunos participem de experiência de enriquecimento do seu real interesse
·         Enriquece ...
·         Pesquisar, entrevistar, estudar sobre o assunto. Explorar o assunto arduamente. Se surgir outro assunto é necessário expandir.
·         Todos da turma participam do projeto tipo 1. Nos próximos vai afunilando.
Atividade de enriquecimento tipo 2
·         Técnicas e materiais instrucionais para o desenvolvimento de:
a.    Pensamento criativo, resolução de problemas e pensamento crítico;
b.    Processo afetivo: sentir apreciar, valorizar, respeitar, conviver...
·         Aprendizagem especifica de “como fazer”: entrevistar, analisar,classificar, tirar conclusões...
·         Habilidade de comunicação escrita, oral e visual: impacto d produção do aluno sobre audiências.
·         Criar, reproduzir, questionar, entrevistar. Escrever sobre o assunto. Já começa a criar, interagir com outros colegas.
Convidar pessoas da comunidade para discutir com os alunos sobre determinado assunto. O essencial é que seja algo novo do interesse do aluno.
Livro: O Homem que calculava- editora abril- malba atan-capa azul

Atividade de enriquecimento tipo
·         Aplicar interesse, conhecimento, ideias, em um problema escolhido pelo próprio aluno;
·         Adquirir conhecimento avançado utilizando metodologia própria e disciplina;
·         Encaminhar para proporcionar o avanço do aluno através da suplementação.(fazer um link com a universidade, academias, ex. o treinador pode dar pista)

(chuva de ideias: Black story)
Atividade de Enriquecimento agrupamento e aceração
·         Complementação
·         Adaptação curricular

Vantagens e desvantagens do enriquecimento curricular:
O aluno permanecem por mais tempo na escola e tenha acesso a uma ampla gama de materiais. Estando matriculado a escola recebera recurso do Fundeb e a escola poderá comprar material para o aluno.
É necessário investimento...

Objetivos do AEE para alunos com AHSD...



Genial ou Prodígio
·        É prodígio que desde a escola já pesquisa sobre um tema, autodidata
·        O autismo contribui para todo esse desenvolvimento
·        É precoce
·        Não apresenta contribuição universal para se gênio.
·        É superdotado
·        A dupla excepcionalidade não impede a superdotação
·        Tem treze anos e se relaciona somente com os adultos
·        Foi estimulado e está feliz
·        Dá opções, mas se a criança quer somente estudar, não é saudável. Estimular sempre outras possibilidades para ter outras oportunidades
·        Os pais tem uma ideia errada da superdotação começa explicando sobre o que é superdotação


Final

1.   Como começar o atendimento?
O planejamento é sinônimo de replanejamento. Reavaliar as possibilidades da escola para os alunos de AHSD. Reconhecer o aluno
2.   O que fazer quando o aluno tem interesse por algo que eu domino?
Buscar parcerias para atender o talento do aluno
3.   E se meu aluno estiver com baixa motivação? E baixo desempenho?
Rever o planejamento e rever métodos e materiais para o ritmo e área de interesse dele. Precisa estudar mais e pode ter atividade suplementar e também reforço escolar e que precisa se esforçar mais.
4.   Como acompanhar um aluno autodidata?
Perguntar o que ele quer aprender, onde busca, como aprende, e ajudá-lo.
Video: Mãe que tem um filho que não atendi o celular
5.   Como diminuir o assincronismo entre o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento emocional do meu aluno superdotado?
Apresenta-lo a pessoas da mesma faixa etária para estabelecer conexões emocionais. Reconectar a situações da sua faixa etária.


Não podemos ignorar que temos superdotados, os talentos podem adormecer.    
Não existe fardo maior do que um potencial não realizado.

Charles Schutz