21/07- SEGUNDA-FEIRA MANHÃ
O
DIREITO DE APRENDER E OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO UMA ESCOLA INCLUSIVA
Dra.
Estela Maris Giordani-Santa Maria/RS
estela_giordani
@yahoo.com.br
55-81159101
ou 96444312
Função da escola é
desenvolver a aprendizagem de todos.
Art. 2º da LDB
9.304 de 1997
“O pleno desenvolvimento de
todos” alunos, professores, funcionários, pais, sociedade.
Livro: Estado, Direito e Sociedade-Antônio
Menegueti
Escola inclusiva: escola que
potencia os direitos e também os deveres. Uns dependem dos outros. O nosso bem
estar depende de outro ser humano.
No artigo 13º fala das
incumbências dos docentes: III ZELAR PELOS NOSSOS ALUNOS. (Capacidades
diferentes, tempos diferentes para aprender...)
Atualmente não se fala em Maria Montessori. Nunca trabalho com o princípio de que a criança tenha
um problema. O princípio era “o
desenvolvimento integral do ser humano”
“O
que está acontecendo com as crianças normais?”
CID é um código
americano e que o médico dá, faz o diagnóstico e medica. Os remédios que
prescrevem para os alunos no Brasil são proibidos em diversos países do mundo,
não resolvem o problema. Remédio remedia. Ou tem-se uma pedagogia capaz de
ajudar essas crianças ou a gente não acredita no que a gente faz. A criança tem
potencial!
Formar o líder, se não
soubermos formar o líder, formamos o tirano. Líder é aquele que sabe servir
melhor ao outro. A escola dever integrar e desenvolver líderes e estes se
formam no seu contexto educativo, resultado da formação que se tem. Temos uma
profissão nobre e temos muito valor.
O que significa educação: se
a escola é inclusiva ela tem que identificar as peculiares características,
físicas, intelectuais, mentais e espirituais de cada um. Educação inclusiva
auxilia a cada ser humano a encontrar e estabelecer a sua missão, a sua
potencialidade e dom. Bertolinni, 2008. Os conteúdos e disciplinas devem fazer
com que se revele as suas atitudes
nobres, e para isso na educação há critérios anteriores, o exemplo. O poder da pedagogia encontra-se na coerência. Para falar em inclusão, temos que lembrar que somos um
corpo docente, e muitas vezes também excluímos muitos colegas. Se como colegas
não sabemos viver com as nossas diferenças, que exemplo estamos dando aos
nossos alunos, a nossa sociedade. O respeito é necessário. Cada um tem o modo
de se expressar e como colega temos que nos ajudar.
A curiosidade é que motiva o
prender. Mobilizar, esquecer receitas e se dando a oportunidade de se
perguntar.
Sociedade, sócios, direito e
deveres.
Para torna-se uma escola inclusiva temos que eliminar o assistencialismo. Colar no
lixo o assistencialismo e desafiar a crianças façam por si própria algumas das
as tarefas até mesmo de vida diária. A pessoa deve ter a oportunidade de
desenvolver a autonomia e independência. Ser capaz de saber se está certo ou errado,
ser autônomo. Ensinar e o aluno aprender se está certo ou errado. Aluno incluso
na sociedade torna-lo autônomo e independente.
Protagonismo responsável:
colocar o estudante no lugar de aprendiz de modo responsável. Uma escola
inclusiva propicia situações de aprendizagem, organiza situações de
aprendizagem onde o estudante é o ator principal e o professor conduz, aquele
que pensa, planeja e organiza as situações de aprendizagem. O aluno constrói,
nos professores organizamos. A ação de aprender é do aluno.
Link:
escola sem paredes de são Paulo
A
criança gosta de repetir as histórias, temos que dar a oportunidade de fazer
diversas vezes até e ser capaz de fazer, aprender. Força e coragem. A criança
jamais agride, quando não foi agredida, no seu orgulho, coragem, força, ou
valor. Sentem o orgulho em fazer as coisas com as suas próprias mãos.
Espaço
para perguntas:
1.
Um
aluno formando de universidade sofre um acidente, após um ano, e tem cancelado
a conclusão do curso. Isso é inclusão?
Isso
não é inclusão.
2.
A
escola de tempo integral não seria uma forma de assistencialismo?
Temos
que assistir, dar o apoio na medida que a pessoa necessita, temporariamente até
que aprenda a ser autônoma. (Assistencialismo é dar e não responsabilizar)