CURSO
SOBRE ALTAS HABILIDADE E SUPERDOTAÇÃO
Da Identificação à Prática Pedagógica
Curso em Jerusalém online. Há
dez anos trabalha com Altas Habilidades. UFSCAR- trabalhou com Altas
habilidades. Trabalha na Person Educatin. Faz avaliação nos NAAHS.
Efeito do Estudo Flynn. Década de 80 o QI é de 10% maior que da década de
50. Hoje o QI fica 25% maior que na década de 50. O QI tem aumentado através
das gerações.
Ainda não sabemos muito do
cérebro. Conhecemos em torno de 20% do que o cérebro é capaz. Instrumento e
processo de identificação. Não há consenso de características em AHSD.
Restrição cognitiva= é a capacidade...
Filme sobre Kim Peek, morreu aos 58 anos (pesquisar
sobre) - Filme Rain Man- Síndrome de
Savant. No cérebro temos uma membrana que filtra o que vamos
lembrar. A nossa capacidade é de guardar 45% das informações. Kim Peek é capaz
de guardar 98%. Aos dois anos ela sabia todas as obras de Shakespeare. Decorou
mais de nove mil livros. Ele é considerado a pessoa que conseguiu ter o máximo
de aproveitamento do cérebro. Ainda não há consenso sobre Savantismo.
Vídeo sobre Christofer (um gênio em linguagem sabe falar
5 línguas fluentemente)
É possível ter inteligência
extrema aonde a gente não vê.
Somente inteligência não é
capaz de prever sucesso.
Neurocientistas sugerem que
as notas não refletem a inteligência dos alunos.
Maria Alice Becker- pesquisa
no sistema prisional.
1. Fundamentos sobre
AHSD: Renzuli
·
Fundamentos
de Educação Especial: Altas Habilidades /Superdotação:
A
identificação depende do professor. Há 50% de habilidades que o QI não
contempla. Não há necessidade de diagnóstico para iniciar o atendimento, inicia
com uma avaliação pedagógica, depois busca-se o diagnóstico. Os alunos podem
ser reavaliados e pode ser uma surpresa o novo diagnóstico.
Educação
inclusiva: uma perspectiva filosófica de gênero, sexualidade, acessibilidade...
Educação
especial: é uma modalidades especifica para um público alvo.
Educação
especial na perspectiva na educação inclusiva.
A
definição considera os educandos aqueles que apresentam grande facilidade de
aprendizagem que os leva a dominar rapidamente conceitos procedimentos e
atitudes. (Brasil, 2001, art. 5º, III)
Existe
de 3 a 5% de AHSD no Brasil.
Vídeo: “Garoto de 12 anos deve ser
presidente”. Jornalista “Pense fora da TV” . (autoditatismo)
Savantes
reproduzem. Superdotado produz conhecimento a partir da sua leitura.
Mensa, um site de superdotados. É
uma instituição internacional.
Não
existe uniformização das características da superdotação. Quais são as reais
motivações do aluno? Um aluno pode
ter AHSD em todas as áreas.
O
atendimento na escola é garantido por lei para as pessoas com AHSD. Representa
o grupo de Educação Especial.
2. HISTÓRIA LEGAL:
Está
na lei o atendimento aos alunos com AHSD. Desde de 1961 a lei garante ao
atendimento desses alunos.
Política
de ação do MEC o atendimento. Crianças superdotadas e talentosas são aquelas
que apresentam notável desempenho... (Brasil, 1976. Apud NOVAES, 1979).
3. Movimentos Recentes:
A
partir da década de 80 define o papel da educação especial. Promover através do
AEE o desenvolvimento pleno das potencialidades do educando... auto realização,
qualificação para o trabalho... Brasil, 1986, art 6º. A política é um documento
de referência. Na década de 90 conferência de Guatemala.
Em
1994, a política de educação especial... (Brasil, 1994, p.17)
Estimulação essencial é um campo até
ingressar na escola. Não há atendimento porque há a precocidade.
Lei
nº 9.394, trata da aceleração em menor tempo porque o aluno já domina os
conhecimentos pertinentes do ano/série. (Brasil, 1996, p. 19) É preciso que o
aluno esteja apto em todas as áreas do conhecimento. A aceleração deve estar no
regimento escolar e em todos os documentos da escola que fundamenta conforme a
LDB. È direito do aluno, está previsto na LDB.
2003:
Educação Inclusiva: Direito à Diversidade
2005:
Implantação dos NAAHS
2007:
Decreto nº 6094 – Plano de meta
2008:
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
2008:
Decreto 7.611
2012:
Lei nº 12.764, Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa
com Transtorno do Espectro Autista
2012:
Superdotados na Educação Básica e superior PL 4700, 2012
2013:
Alteração da LDB: Lei 12.796
Programa
educação inclusiva
Censo
escola. Santa Rosa não tem nenhum AHSD matriculados.
Atualmente
no Brasil temos 10.000 pessoas registradas.
Se
não são identificados não receberam os recursos que é de direito do aluno.
Existem pessoas que não recebem o atendimento que merecem.
Tarde de 28 de agosto
Material
do MEC: coleção de 2007 “Encorajando potenciais”
Os três estudiosos vivos sobre este
tema:
1. Gardner -
nove tipos de inteligência (Projeto zero) (todos temos um tipo de inteligência)
A inteligência será desenvolvida a partir das
aptidões especificas que se manifestam em habilidades no desempenho da tarefa.
Para Gardner inteligência é biopsicossocial
2. Stamberg-
três tipos de inteligência
3. Renzulli- teoria dos três anéis
a.
O conceito de QI
b.
Capacidade inata assimilado ao QI (Referencial
Biner)
c.
Os testes de quocientes de inteligência
surgiram para aqueles que precisavam de atendimento diferenciado de QI baixo e
os de QI alto encaminhados para os melhores trabalhos
d.
Piaget estudava biologia e foi chamado por
Terma. Observou, quem acertava? Porque
acertava? Como acertava? Ele
questionava-se sobre o teste, como se estruturava o pensamento (testes de
Piaget em preto e branco no you tube). A capacidade de cada sujeito
e.
A capacidade de aprendizagem é crescente até
os 30 anos. Depois é decrescente, o que não estudamos
f.
No séculos XV e XVI os indivíduos que se
destacavam eram tidos como demônios.
g.
A qualquer tipo de desvio como insanidade ou
genialidades eram tidos como anormal, louco...
h.
Na metade do século, Lombroso, surgem as desconfianças sobre a ligação entre genialidade
e anormalidade.
i.
No final do século XX, Terman, 1975, este
grupo não é homogêneo, e que o QI continuava a aumentar durante a idade madura.
j.
É a capacidade de resolução de problemas;
Filme: Prenda-me se for capaz
Leonardo Di Caprio
A pessoa superdotada aprende
de forma diferenciada, é capaz de perceber coisas que não são ensinadas, que
estão nas entrelinhas.
A ironia é uma forma que a
pessoa com AHSD usa porque está cansado de não ser estimulado.
Destacam-se por suas
habilidades superiores por curiosidade
Bettovem. Tinha deficiência
auditiva, uma gênio da música
Filme sobre a vida de Beethoven
Marcar:
Listagem de características das pessoas com altas habilidades/superdotação.
Listagem de características das pessoas com altas habilidades/superdotação.
- Assincronismo (afetivo-intelectual; intelectual- psicomotor; linguagem e raciocínio);
- Busca de soluções próprias para os problemas; Consciência de si mesmo; Gosto pelo desafio;
- Leitura voraz;
- Precocidade motora e/ou verbal e/ou na leitura e/ou escrita;
- Sensibilidade aos problemas sociais e aos sentimentos dos outros;
- Tendência a associar-se a pessoas mais velhas (ou mais novas);
- Senso de humor desenvolvido;
- Tendência ao perfeccionismo;
- Vocabulário avançado, rico e extenso em relação aos seus pares.
- Habilidades superiores de pensamento (como análise, síntese e avaliação)
- Fluência de ideias (produção de muitas idéias)
- Flexibilidade de idéias (vê relações entre idéias aparentemente diversas)
- Reação positiva a elementos estranhos e novos
- Originalidade de idéias (forma original de resolver problemas)
- Facilidade para entender princípios gerais
- Habilidade para processar informação rapidamente
- Habilidade para lidar com idéias abstratas.
- Habilidade para perceber discrepâncias entre idéias e pontos de vista.
- Habilidade para transferir aprendizagens de uma situação para a outra
- Criatividade
- Leitura precoce
- Grande bagagem de informações sobre temas de interesse
- Boa memória
- Concentração
- Paixão por aprender
- Curiosidade
- Interesse por áreas e tópicos diversos
- Pensamento independente
- Super reatividade e sensibilidade
- Preferência por brincadeiras individuais
- Preferência por amigos mais velhos, próximos a ele em idade mental
- Interesse por problemas filosóficos, morais, políticos e sociais
- Persistência
- Independência e autonomia
- Criatividade e imaginação
- Liderança
- Alto nível de energia
- Senso de humor Perfeccionismo
- Tendência a questionar regras/ não conformismo
- Espírito de aventura
Manhã de 29 de agosto
Identificação, Estimulação e Inclusão
Escolar
O que
diferencia o superdotado global de um gênio? Aquele dá uma contribuição
original. Pode ser precoce e prodígio.
O que é ser precoce? É aquele que faz algo antes do
previsto, antes da idade prevista para fazer.
O que é ser prodígio? Sujeito que atinge nível de
especialista mesmo sem instrução formal. Se houver dedicação em 10 anos o
sujeito atinge este nível.
A maioria dos superdotados foram precoce. Nem todo precoce é
superdotado.
Hiperativo: o sujeito muda o comportamento quando há
alteração no planejamento da aula. Se for superdotado será necessário adaptação
e tarefas estimuladoras para atender as características do mesmo, apresentando
suas produções, exercendo atividade de monitoria... A posologia adequada para a
criança pode ajudar. A medicação errada pode atrapalhar a etapa escolar. CID10
DSM5. A hiperatividade gera sofrimento ao indivíduo.
Adaptar o mundo para atender
o sujeito através de estratégias de ensino diferenciado.
Propósito de identificação
da pessoa com superdotação: a identificação tem como principal meta a
localização de potenciais.
Os indicadores e
instrumentos usados para a identificação. A escola precisa ter um programa, uma
proposta ligada ao processo de identificação e o conceito que a escola vai
adotar com conteúdo e objetivos propostos pelo programa. A identificação deve
estar ligada ao programa (projeto articulado para estimulação) em determinada
área especifica da área identificada. É preciso identificar somente se for
possível atender o aluno) (buscar apoio em cursos de extensão)
Utilizar diversos
instrumentos e ferramentas que inclua tantos alunos quantos for possível. Avaliar
para não excluir. O alunos pode ser levado para espaços que possam auxiliar na
identificação.
Objetivos:
·
Planejar modalidade de atendimento
educacional
·
Atender e orientar as famílias...
Procedimentos para
identificação de PHA
·
A identificação deve estar baseada em uma
concepção de inteligência;
·
A identificação deve estar baseada em uma
teoria ou modelo compreensivo de AHSD
·
Deve utilizar um conjunto de procedimentos
que possibilitem uma visão integral do sujeito.
Recursos
·
Questionários
·
Entrevistas
·
...
Conhecendo Renzulli:
1.
Habilidade acima da média,
2.
Envolvimento com atarefa e
3.
Criatividade (os anéis podem ser de tamanhos diferentes) o
entrelaçamento resulta PHA.
As pessoas com AHSD são
capazes de... aqueles que “podem
desenvolver” os três características. É uma condição. É um processo
continuo.
·
Dois tipos de
inteligência:
1.
Acadêmico
2.
Produtivo criativo
Daiane
dos Santos x Jô Soares
Ela
tem os três traços: envolvimento com a tarefa, inteligência acima da média e
criatividade. Tem uma habilidade especifica, pois era péssima em matemática.
Ele
tem um tipo global. Tem tantos adjetivos. Envolvimento com atarefa, muita
dedicação, inteligência acima da média, QI altíssimo, inteligência espacial e
muita criatividade no que faz.
Tem
que ter os três traços em maior ou menor grau
Experiência Cristalizadora
quando
a pessoa se depara com aquilo que queria a vida inteira.
O modelo facilita a nossa
vida. Composição do Pool de talentos no Portfólio.
Uma
pasta organizada com registros cotidianos das características que eu posso vir
a observar.
·
Etapas
do processo de identificação:
1. Entrevista com os professores para
saber quais os alunos que chamam atenção
2. Caminhos
alternativos. Testes e questionários
3. Nomeações
especiais. Grupos de pessoas que tem um outro tipo de necessidade
4. Entrevistas com os pais. (Aqui vai para o
teste de QI)
5. Teste de inteligência;
6. Nomeação através da informação da ação.
Registrar todo o processo no portfólio.
Passo 1 nomeação por testes
ü Seleção
de 3 a 5 % de jovens com habilidades acadêmicas
ü ...
Permite também a entrada de
alunos com QI acima da média com baixo rendimento escolar (seleção para o
programa de estimulação)
Passo 2 Nomeação por professores
ü Quais
são os alunos que apresentam o melhor desempenho. Serão selecionados crianças
com características comportamentais superiores na área da criatividade, liderança,
aprendizagem, musica...
Passo 3 Caminho alternativos
ü Indicação
feita pelos pais, colegas ou, em casos dos mais velhos, pelo próprio aluno
ü Pais
ou alunos: preencher o formulário de nomeação fornecido pela escola;
ü Escola:
encaminha à equipe de diagnostico;
ü Equipe:
entrevista com o aluno e seus pais; documenta as habilidades, interesse e
estilos de aprendizagem do aluno.
Caminhos alternativos
ü Teste
de criatividade
ü Questionários
ü Testes..
Passo 4 Nomeação
Especiais
ü ...
ü Alunos
que se destacam em anos anteriores, mas que por problemas emocionais, pessais,
ou motivacionais possam estar...
Passo 5 notificação e orientação aos pais
ü Notificação
aos pais
ü Nesta
etapa os aluno já foram selecionados e notificados os pais.
ü Qual
é a proposta da escola para o programa de estimulação
ü Reuniões
individuais
ü Os
alunos aprendem que o desenvolvimento de comportamentos criativos e produtivos
são, ao mesmo tempo, meta do programa e responsabilidade de cada um
Autor Zabala: Projeto surge da curiosidade do próprio aluno.
Passo 6 informação da Ação
ü Interesse incomum por
alguma matéria, disciplina ou tópico que esteja sendo estudado.
ü Professor anota as ideias e
sugestões para futuras intervenções para ajudar o aluno a desenvolver e
aprofundar o interesse especifico e as compartilham com o coordenador da escola
ü Coordenador
utiliza o instrumento e as informações obtidas com um professor como uma fonte
suplementar de dados sobre o aluno e os analisa à luz dos seus interesses a
áreas forte, incluindo-o como possível candidato ao Pool de Talentos
É preciso ter uma proposta
coerente. Mensagem de informação da ação. Serve para acompanhar a vida
acadêmica do aluno.
GRUPOS QUE NECESSITAM DE TENÇÃO ESPECIAL
ü Meninas
ü Meninos
hiperativos
ü Alunos
problema
ü ...
O modelo
Triádico de Enriquecimento
Para toda a Escola
tipo I –
atividades gerais de exploração
tipo II – Atividades
de treinamento
tipo III – individual
ou em pequenos grupos de investigação e problemas reais
O modelo triádico foi criado
para encorajar...
Características do
professor:
a.
Cria um ambiente afetivo, democrático e de
aceitação;
b.
Respeita e reforça a auto imagem, a
integridade e a individualidade de cada aluno;
c.
Não conformista, inovador, buscando novas
soluções;
d.
Tem a habilidade em levar os jovens a
realizações de sucesso;
e.
Trabalha em parceria com outros colegas,
pais, alunos;
f.
Tem
conhecimento sobre uma ampla variedade de tópicos.
g.
É hábil no desenvolvimento de tópicos do
currículo flexíveis significativos e adaptações.
Atividade de enriquecimento tipo 1
·
Oportunidade para que todos os alunos
participem de experiência de enriquecimento do seu real interesse
·
Enriquece ...
·
Pesquisar, entrevistar, estudar sobre o
assunto. Explorar o assunto arduamente. Se surgir outro assunto é necessário
expandir.
·
Todos da turma participam do projeto tipo 1.
Nos próximos vai afunilando.
Atividade de enriquecimento tipo 2
·
Técnicas e materiais instrucionais para o
desenvolvimento de:
a. Pensamento
criativo, resolução de problemas e pensamento crítico;
b. Processo
afetivo: sentir apreciar, valorizar, respeitar, conviver...
·
Aprendizagem especifica de “como fazer”:
entrevistar, analisar,classificar, tirar conclusões...
·
Habilidade de comunicação escrita, oral e
visual: impacto d produção do aluno sobre audiências.
·
Criar, reproduzir, questionar, entrevistar.
Escrever sobre o assunto. Já começa a criar, interagir com outros colegas.
Convidar pessoas da
comunidade para discutir com os alunos sobre determinado assunto. O essencial é
que seja algo novo do interesse do aluno.
Livro: O Homem que calculava-
editora abril- malba atan-capa azul
Atividade de enriquecimento tipo
·
Aplicar interesse, conhecimento, ideias, em
um problema escolhido pelo próprio aluno;
·
Adquirir conhecimento avançado utilizando
metodologia própria e disciplina;
·
Encaminhar para proporcionar o avanço do
aluno através da suplementação.(fazer um link com a universidade, academias,
ex. o treinador pode dar pista)
(chuva de ideias: Black
story)
Atividade de Enriquecimento agrupamento e aceração
·
Complementação
·
Adaptação curricular
Vantagens e desvantagens do
enriquecimento curricular:
O
aluno permanecem por mais tempo na escola e tenha acesso a uma ampla gama de
materiais. Estando matriculado a escola recebera recurso do Fundeb e a escola
poderá comprar material para o aluno.
É
necessário investimento...
Objetivos
do AEE para alunos com AHSD...
Genial ou Prodígio
·
É prodígio que desde
a escola já pesquisa sobre um tema, autodidata
·
O autismo contribui
para todo esse desenvolvimento
·
É precoce
·
Não apresenta
contribuição universal para se gênio.
·
É superdotado
·
A dupla
excepcionalidade não impede a superdotação
·
Tem treze anos e se
relaciona somente com os adultos
·
Foi estimulado e está
feliz
·
Dá opções, mas se a
criança quer somente estudar, não é saudável. Estimular sempre outras
possibilidades para ter outras oportunidades
·
Os pais tem uma ideia
errada da superdotação começa explicando sobre o que é superdotação
Final
1. Como começar o atendimento?
O planejamento é sinônimo de
replanejamento. Reavaliar as possibilidades da escola para os alunos de AHSD.
Reconhecer o aluno
2. O que fazer quando o aluno tem interesse por algo que eu
domino?
Buscar parcerias para
atender o talento do aluno
3. E se meu aluno estiver com baixa motivação? E baixo
desempenho?
Rever o planejamento e rever
métodos e materiais para o ritmo e área de interesse dele. Precisa estudar mais
e pode ter atividade suplementar e também reforço escolar e que precisa se
esforçar mais.
4. Como acompanhar um aluno autodidata?
Perguntar o que ele quer aprender, onde busca, como
aprende, e ajudá-lo.
Video: Mãe que tem um filho que não atendi o celular
5. Como diminuir o assincronismo entre o desenvolvimento
cognitivo e o desenvolvimento emocional do meu aluno superdotado?
Apresenta-lo a pessoas da
mesma faixa etária para estabelecer conexões emocionais. Reconectar a situações
da sua faixa etária.
Não
podemos ignorar que temos superdotados, os talentos podem adormecer.
Não
existe fardo maior do que um potencial não realizado.