domingo, 3 de agosto de 2014

VII SEMINÁRIO REGIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES E EDUCADORES DO POLO DE SANTO ÂNGELO/RS

22/07- TERÇA-FEIRA - Manhã

JUVENTUDE & ESCOLA: AS NOVAS LINGUAGENS E AS
POLÍTICAS PÚBLICAS

Me. Eleones Lima da Silva - Porto Alegre/RS
E-mail: eleones@terra.com.br               facebook/Eleones Lima da Silva
Telefones: 85431132 e 94521747
Grupo de pesquisa Maria Lacerda-Arte Educação,
psicopedagogia e Neolinguística



Retomando os conceitos de juventude:
ü  A juventude está se construindo e há a manifestação de capacidade criativa;
ü  A escola estabelece somente a capacidade ilustrativa;
ü  A cultura juvenil está sempre na contramão (sentem prazer em contrariar) CANEVACCI, 2005;
ü  As tribos urbanas, pós-modernas são legiões.  (MAFFESOLLI, 2004)

2ª PARTE
Juventude na idade antiga:
ü  Olimpíadas
ü  Efébia
ü  Educação militar
Juventude na idade medieval:
ü  Imagem de crianças e jovens com expressões de adultos;
Juventude na idade moderna:
ü  O jovem foi inventado ao mesmo tempo que a máquina a vapor;
ü  Transformação na família e na escola;
ü  O ensino passa a ser universal e gratuito e movimenta a relação geracional e mudam os conceitos;
ü  Começa a separação a família, o pai vai para a fábrica e os filhos para a escola;
Juventude segunda metade do sec. XX, juventude pós Guerra (rebelde sem causa):
ü  Estado de bem estar social e crescimento econômico, poder aquisitivo;
ü  Crise da autoridade patriarcal, ampliação da liberdade na esfera juvenil e revolta com o autoritarismo;
ü  Mercado destinado para jovens: moda, musica, revistas;
ü  Emergência dos meios de comunicação de mass: TV, rádio, cinema... criação de uma cultura juvenil internacional e popular;
ü  Modernização dos usos ...
ü  Rebelde sem causa;
ü  Contracultura: época dos viajantes, saem de casa... beatnils, hippies e punk... movimento black power, panteras negras
ü  Contra cultura: contra a cultura dominante;
ü  Maio de 68
ü  Ditadura no Brasil, juventude luta contra
Culturas juvenis: todas as tribos se encontram dentro da escola contemporânea:
ü  Maneira que as experiências sociais dos jovens são expressadas coletivamente;
ü  Conceito de BRICOLAGE: uso de correntes, adornos... que resignifica eles;
Terceira parte- Experiências escolares com linguagem Juvenis
ü  Grafite
ü  Vídeo game em sala de aula-Tecnologia geração digital

Vídeo sobre grafite

Vídeo projeto

Música:

“Temos que valorizar as formas que os
jovens têm para se expressar”

Do currículo às políticas públicas:
ü  Incluir questões juvenis no currículo;
ü  Se o jovem é sujeito de direito, sua cultura deve ser valorizada;
ü  Possibilidades políticas se apresentam de outras formas...
ü  Ser jovem não é condição transitória;
ü  Socializar conteúdo é também oferecer oportunidade de elaboração conjunta;
ü  A única solução é ouvir essas culturas