22/07- TERÇA-FEIRA - Manhã
JUVENTUDE
& ESCOLA: AS NOVAS LINGUAGENS E AS
POLÍTICAS
PÚBLICAS
Me.
Eleones Lima da Silva - Porto Alegre/RS
Telefones:
85431132 e 94521747
Grupo
de pesquisa Maria Lacerda-Arte Educação,
psicopedagogia
e Neolinguística
Retomando
os conceitos de juventude:
ü A
juventude está se construindo e há a manifestação de capacidade criativa;
ü A
escola estabelece somente a capacidade ilustrativa;
ü A
cultura juvenil está sempre na contramão (sentem prazer em contrariar)
CANEVACCI, 2005;
ü As
tribos urbanas, pós-modernas são legiões.
(MAFFESOLLI, 2004)
2ª PARTE
Juventude
na idade antiga:
ü Olimpíadas
ü Efébia
ü Educação
militar
Juventude
na idade medieval:
ü Imagem
de crianças e jovens com expressões de adultos;
Juventude
na idade moderna:
ü O
jovem foi inventado ao mesmo tempo que a máquina a vapor;
ü Transformação
na família e na escola;
ü O
ensino passa a ser universal e gratuito e movimenta a relação geracional e
mudam os conceitos;
ü Começa
a separação a família, o pai vai para a fábrica e os filhos para a escola;
Juventude
segunda metade do sec. XX, juventude pós Guerra (rebelde sem causa):
ü Estado
de bem estar social e crescimento econômico, poder aquisitivo;
ü Crise
da autoridade patriarcal, ampliação da liberdade na esfera juvenil e revolta
com o autoritarismo;
ü Mercado
destinado para jovens: moda, musica, revistas;
ü Emergência
dos meios de comunicação de mass: TV, rádio, cinema... criação de uma cultura
juvenil internacional e popular;
ü Modernização
dos usos ...
ü Rebelde
sem causa;
ü Contracultura:
época dos viajantes, saem de casa... beatnils, hippies e punk... movimento
black power, panteras negras
ü Contra
cultura: contra a cultura dominante;
ü Maio
de 68
ü Ditadura
no Brasil, juventude luta contra
Culturas
juvenis: todas as tribos se encontram dentro da escola contemporânea:
ü Maneira
que as experiências sociais dos jovens são expressadas coletivamente;
ü Conceito
de BRICOLAGE: uso de correntes, adornos... que resignifica eles;
Terceira
parte- Experiências escolares com linguagem Juvenis
ü Grafite
ü Vídeo
game em sala de aula-Tecnologia geração digital
Vídeo
sobre grafite
Música:
“Temos que valorizar as formas que os
jovens têm para se expressar”
Do currículo às políticas públicas:
ü Incluir
questões juvenis no currículo;
ü Se o
jovem é sujeito de direito, sua cultura deve ser valorizada;
ü Possibilidades
políticas se apresentam de outras formas...
ü Ser
jovem não é condição transitória;
ü Socializar
conteúdo é também oferecer oportunidade de elaboração conjunta;
ü A
única solução é ouvir essas culturas